Voltar


11 de outubro é o dia mundial da visão

 

Programa Visão 2020: o Direito à Visão é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), com a participação de entidades internacionais, instituições de atenção oftalmológica, organizações não governamentais (ONGs) e corporações. Seu principal evento é o Dia Mundial da Visão.

O programa tem a finalidade eliminar a cegueira evitável em todo o mundo até o ano de 2020, para dar a todos e, em particular, aos desnecessariamente cegos, o direito à visão.

Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão enfoca a atenção no problema da cegueira global: a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo (em relação às crianças, a média é de uma criança cega a cada minuto).

Seu objetivo é contribuir para conscientizar as pessoas de que até 75% da cegueira resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis, bem como encorajar governos, corporações e outras fontes fornecedoras de fundos a investirem na prevenção da cegueira mundial. O custo econômico da cegueira global é estimado em US$ 28 bilhões por ano.

Originalmente, o Dia Mundial da Visão foi lançado pela Fundação Internacional dos Lions Clubes em 1998, e tornou-se o evento oficial do programa Visão 2020: o Direito à Visão até 2020.